quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


2013 chegou e agora? Saiba 7 hábitos para adicionar ao ambiente de trabalho e fora dele neste ano.

Antes de começar a desistir de todas as promessas que fez para 2013, saiba que há hábitos que não devem ser deixados de lado. Em pesquisa, André Caldeira, autor do livro “Mais trabalho, menos Stress” comenta: “Nós somos absolutamente disciplinados com os deadlines do trabalho, mas não usamos essa disciplina para o nosso lado pessoal”. Portanto:


Seja moderado nas redes sociais

Não é preciso colocar as redes sociais na sua lista negra e considera-las como vilãs. Em certa medida, elas até podem ser úteis para a sua carreira. O segredo, segundo o especialista, é saber como e quando usá-las.

Tal equilíbrio varia de acordo com sua função e setor em que atua. Mas em qualquer situação, a dica é ter controle dos impulsos para checar as redes sociais e discipliná-los a algumas visualizações de cinco minutos por dia. Faça o teste e descubra se você sabe usar as redes sociais em prol da sua carreira.


Faça listas (do jeito certo)

Os brasileiros até podem ser o povo que mais faz listas de atividades no trabalho (segundo pesquisa do LinkedIn, 73% dos profissionais do país cultivam este hábito), mas isso não necessariamente os tem tornado mais produtivos. Motivo? Por aqui, usamos mal o recurso.

A dica, segundo o especialista, é fazer um planejamento semanal das atividades que tem que desempenhar no trabalho. “Reavalie formalmente seu checklist, analisando o que é urgente, importante e necessário”, diz. Confira outras dicas para aprender a fazer listas de um jeito mais eficaz.


Deixe sua mesa sempre organizada

Você até pode ter a desorganização como um “estilo de vida”. Mas, acredite, uma mesa organizada é fundamental para uma boa administração do seu tempo no trabalho e, consequentemente, para a produtividade, segundo especialistas. Então, se tudo o que você vê ao redor é desordem, veja o passo a passo para organizar sua mesa de trabalho e cheque quais os objetos devem ser limados dali.


Desconecte-se

Se por um lado a mobilidade tecnológica (com smartphones e tablets) trouxe diversos benefícios (e confortos) para as vidas pessoal e profissional, por outro inaugurou (e sutilmente fortaleceu) o mito de que bom profissional deve estar ligado ao trabalho em esquema 24 por 7. Segundo Caldeira, é essencial (até mesmo para o rendimento na carreira), “uma mudança de frequência, desconectar-se do trabalho para poder aproveitar plenamente as outras dimensões da vida”.

Dica: não fique o tempo todo checando o celular ou o e-mail corporativo. Quando estiver com a família, com os amigos ou apenas consigo mesmo, faça de tudo para viver aquele momento plenamente. Sem ter a cabeça no projeto que já consome, no mínimo, 40 horas da sua vida por semana.


Tenha um hobby

Ter um hobby não é (necessariamente)  para uma carreira de sucesso. Mas, segundo especialistas, é uma boa estratégia para chegar lá com sanidade mental, no mínimo. Em alguns casos, podem trazer outros benefícios e ajudar a desenvolver algumas habilidades comportamentais. Confira 8 hobbies com essas características


Durma mais

“Como não inventaram uma forma de flexibilizar as 24 horas do dia, onde a gente invade? Na vida pessoal e, depois, no sono”, diz Caldeira. “Salvo quem tem um metabolismo privilegiado, as pessoas precisam dormir de seis a oito horas por dia. Se sabotar isso estará criando uma armadilha para sim mesmo e limando a própria produtividade”, diz.


Cuide da sua saúde

É essencial colocar sua saúde em lugar de destaque nas suas prioridades de vida. Ou seja, deixar para ir ao médico apenas quando a dor aparecer não é a atitude mais adequada. Exames preventivos e consultas médicas esporádicas devem entrar para a sua rotina. Bem como um cuidado dobrado com a postura no ambiente de trabalho e com os hábitos alimentares.

Fonte: Exame



0 comentários

Postar um comentário