Vindo do sobrenome de Louis Braille, O Braille foi um novo sistema no qual possibilita que o deficiente visual utilize-se do sentido do tato para a percepção daquilo que está escrito.
Cada uma das letras do alfabeto ocidental foi transcrita para uma placa em alto relevo.
Louis Braille tornou-se cego ainda na infância e tocava nas igrejas de Paris, mesmo sofrendo da deficiência da visão. Além do alfabeto para cegos, Braille também desenvolveu um sistema de composição musical para os deficientes visuais, o qual se dá num código de notação musical.
O alfabeto Braille dispõe de vinte e seis simbolos gráficos correspondentes às 26 letras do alfabeto ocidental, onde se incluem também as letras "k", "w", "y". Cada simbolo gráfico corresponde a uma célula de seis pontos, onde se configuram duas séries de três pontos em vertical, lado a lado. Nestes seis pontos, as letras se formam conforme os pontos que possuem seu relevo preenchido, sendo possíveis até 63 combinações. Além de cada letra, são possibilitadas acentuações, pontuações e sinais gráficos. O alfabeto é lido também de forma ocidental, ou seja, da esquerda para a direita.
Fonte: Yahoo!
0 comentários
Postar um comentário