quarta-feira, 23 de abril de 2014


Gripe ou dengue: você reconhece as diferenças?

Os dados reforçam que a dengue é um assunto sério: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue é a doença tropical que se espalha mais rapidamente pelo mundo, sendo que 50 milhões de pessoas hoje já estão infectadas em todos os continentes. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que só nos primeiros três meses do ano foram registrados 714.226 casos de dengue, sendo que 83.768 já foram descartados. Além disso, já foram divulgadas mais 130 mortes pela doença esse ano.
A febre de início súbito é um sintoma de qual doença?
Embora seja um sintoma mais falado nos casos de dengue, a febre de início súbito é comum também na gripe. "As duas febres são elevadas e persistentes, ou seja, podem ir e voltar em intervalos de quatro a cinco horas", explica a infectologista Nancy Bellei, professora e coordenadora do programa de pós-graduação em viroses respiratórias da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A principal diferença de uma febre para a outra é que, no caso da gripe, surgirão sintomas respiratórios normalmente nas primeiras 24 horas após o início da febre. "Na dengue, a febre pode ser acompanhada de sangramentos na gengiva ou nariz, por exemplo", completa a infectologia Sumire Sakabe, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.
O nariz entupido também é um sintoma exclusivo da gripe
Os espirros e a produção de muco no nariz são sintomas comuns da gripe. "A dengue não causa sintomas respiratórios por que o mecanismo da doença não afeta o sistema respiratório, como é o caso da gripe", afirma a infectologista Bianca Grassi, do Hospital Samaritano, de São Paulo.
A dor de cabeça é comum em qual doença?
Dor de cabeça pode acontecer nos dois casos, já no início dos quadros. "No entanto, a dengue é caracterizada por uma dor na área atrás dos olhos justamente com a dor de cabeça", explica a infectologista Bianca. Essa dor, chamada de retro-ocular, acontece porque a dengue causa uma inflamação dos músculos do nosso corpo, fator que não acontece com a gripe. "Pode ser que a pessoa com gripe sinta dores na área dos sinos (maças do rosto) e outros lugares próximos aos olhos, pela congestão causada pela infecção do trato respiratório", completa a infectologista Sumire. Além disso, a ausência de algum sintoma respiratório, como nariz entupido para justificar a infecção, pode aumentar as suspeitas de dengue.
Manchas na pele acontecem apenas em casos de Dengue
Caso os sintomas comuns a ambas as doenças, como dor de cabeça e febre, vierem acompanhados de manchas vermelhas pelo corpo, é preciso ficar atento para a dengue. Isso acontece porque a dengue possui uma febre do tipo hemorrágica, e as manchas vermelhas indicam o sangue concentrado naquelas áreas. "As manchas na pele podem aparecer em quaisquer casos de dengue, não só nas formas graves", afirma a infectologista Bianca. "Mas existem tipos diferentes de manchas que podem indicar maior gravidade do caso, por isso o indivíduo deve sempre ser avaliado por um médico."
Náuseas e vômitos são sintomas de Dengue
"Sintomas como náusea e vômitos raramente acontecem na gripe, salvo crianças muito pequenas", afirma a infectologista Nancy. A infectologista Sumire alerta, dizendo que esses sintomas, quando associados a outros sinais da dengue, podem indicar maior gravidade do quadro. Mas é importante ficar atento: se os enjoos surgirem juntamente com os sintomas respiratórios, comuns da gripe, deve-se considerar causas diferentes para o conjunto de sinais, e sem demora buscar a orientação de um médico.
O cansaço, a moleza e até a sensação de tontura podem acontecer tanto com a gripe como com a dengue
"Mal estar, cansaço e tontura são sintomas gerais que acontecem em diversas doenças, e são decorrentes do processo infeccioso", afirma a infectologista Bianca. Nesse caso, é importante ficar atento aos sintomas associados, como náuseas, manchas pelo corpo ou infecções respiratórias, que ajudarão a excluir uma ou outra doença.
Dores nas articulações são indicativos de qual doença?
As dores pelo corpo são comuns nas duas doenças, mas nos casos de dengue elas são mais acentuadas nas articulações em decorrência das inflamações que a doença causa, enquanto nos casos de gripe as dores pelo corpo são um reflexo do cansaço e mal estar. "A dor da dengue é mais intensa e persistente, podendo durar semanas", completa Nancy Bellei.
A tosse seca e irritação na garganta são sinais de qual doença?
"O vírus da dengue não causa problemas ao trato respiratório", afirma Sumire Sakabe. Dessa forma, tosse seca e irritação na garganta são sintomas que excluem a dengue, tornando mais provável um quadro de gripe ou alergia respiratória.
Em qual doença os sintomas persistem por mais tempo?
"A gripe apresenta baixa na febre geralmente em torno de dois a três dias após seu início, ficando apenas os sintomas respiratórios que desaparecem gradualmente conforme o indivíduo", diz a infectologista Nancy. Já os pacientes com dengue cursam com febre por sete dias e após esse período, gradualmente, observam melhora da fraqueza e remissão das lesões de pele. "Pacientes com imunidade comprometida ou mais frágeis (crianças pequenas, idosos) podem ter um curso um pouco mais prolongado de gripe", alerta a infectologista Sumire.
Existe algum exame que pode ajudar no diagnóstico?
Existem exames específicos tanto para dengue quanto para influenza - no segundo caso, porém, o exame é feito apenas em casos mais graves e visam analisar a secreção respiratória do paciente a fim de encontrar nela o vírus da gripe. "No caso da dengue, entre o primeiro e o terceiro dias e após o sexto dia de sintomas podem ser coletados exames de sangue para identificação da doença", afirma Bianca Grassi. A infectologista Nancy explica que o exame de sangue mostra se há uma produção maior de anticorpos responsáveis por exterminar o vírus da dengue, indicando assim que a doença está instalada.

Fonte: Yahoo!

0 comentários

Postar um comentário