terça-feira, 16 de julho de 2013

Acabou a faculdade! E agora?
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O medo, receio, falta de experiência são fatos que podem gerar sintomas de preocupação entre os universitários. Afinal, o que fazer quando já possui aquele tão soado e sonhado diploma na mão?

Veja as dicas de empreendedores que abriram seu negócio após terem se formado na faculdade.

Experimente

A primeira empresa de Lívia Abrarpour, cofundadora e CPO da Juv Acessórios, foi fundada nos Estados Unidos, logo após ela ter se formado na Boston University. Para ela, abrir o seu próprio negócio não é simplesmente ter uma boa ideia e ir atrás de seu sonho. “Sugiro sempre trabalhar um pouco em uma empresa mais estruturada, nem se for durante um período de seis meses. Isso é importante para aprender a trabalhar em equipe, conhecer processos e departamentos, e saber gerir crises”, explica.

Não tenha medo

“Muitas pessoas se sentem muito ‘verdes’ e inexperientes ao saírem da universidade, mas a verdade é que essas são somente as primeiras incertezas e serão substituídas por outras no futuro”, afirma André Braga, CMO do Eventick. Para ele, também é importante que o empreendedor recém-formado perceba que os seus valores morais precisam refletir nos valores da sua empresa. Antes de fundar o Eventick, Braga foi freelancer e após se formar fundou três outras empresas no ramo de desenvolvimento web e soluções para internet.

Busque mentores com mais experiência

Para Diego Alvarez, CEO do Easyaula, ter um mentor pode ser crucial na vida de um empreendedor recém-formado. Além de ouvir e opinar sobre questões estratégicas da sua empresa, ele disponibilizará sua rede de contatos. “Você pode imaginar que achar mentores é algo muito difícil, mas se surpreenderá com a boa vontade dos executivos de sucesso em mentorar jovens talentos”, explica. Alvarez estagiou no Google e na Microsoft, nos Estados Unidos, e após concluir o curso de Engenharia da Computação no ITA , fundou o Easyaula.

Execute rápido

Nenhum empreendedor chega ao sucesso sem falhar. Por isso, Rodrigo Cartacho, CEO da Sympla, acredita que se a ideia não vingou, o ideal é começar de novo. “Sabemos que ideia não é nada sem execução. Mas também é importante executar rápido para validar se sua ideia realmente funciona”, ensina. Cartacho é empreendedor serial e está em sua sétima empresa.

Comece logo

Buscar ajuda com pessoas experientes, contar com um mentor e ler bastante são importantes para quem está abrindo um negócio. David Pares, CEO do AvalDoc, afirma que interessados em empreender não devem se importar tanto com a falta de experiência. “Se você não começar agora que saiu da faculdade, a chance de empreender depois será menor, as responsabilidades maiores e o tempo menor. O melhor tipo de experiência para isso é a prática”, ensina.

Seja curioso

Cadu Carvalho, designer e especialista em User Experience na Zero Paper, recomenda que empreendedores estudem sobre tudo que desperte sua atenção, mesmo que o assunto não seja necessariamente ligado ao futuro negócio. “Nunca se sabe quando os pontos que se criam na vida podem se ligar e gerar uma boa ideia”, explica. Ele se formou em desenho industrial pela UnB e, logo após a graduação, desenvolveu projetos de design e ilustração para clientes como o ScrumMe e o Jovem Nerd.

Visite empresas

Se você deseja abrir uma startup, Rafael Pereira Passos, cofundador e CEO do Plizter, afirma que visitar uma empresa em operação e aceleradoras da sua cidade pode ajudar. Além disso, ele recomenda que o empreendedor estagie e trabalhe em uma empresa na área em que pretende atuar, "para aprender sobre o negócio e o cliente que quer atender”.

Pergunte bastante

É preciso conhecer bem o seu mercado de atuação antes de empreender. “Nunca tenha medo de perguntar para manter-se atualizado, evoluindo e constantemente aprendendo”, ensina Gustavo Rahmilevitz, sócio e diretor de produto da EvoBooks. Além disso, ele enfatiza a importância de montar uma equipe que possa complementar suas habilidades.

Invista na divulgação

Para Mate Pencz, cofundador da Printi, uma plataforma inovadora de serviços de impressão via internet, a divulgação da empresa, normalmente, é deixada de lado pelos novos empresários. Entretanto, por mais que o dinheiro seja pouco, é preciso que seus clientes em potencial saibam o que a sua empresa faz. “Você pode começar com ações de marketing digital, que envolvem sites de busca e redes sociais e possuem um custo inicial inferior ao das mídias tradicionais. Dedique um tempo para preparar o site, mantenha-o sempre atualizado e deixe os contatos sempre visíveis”, recomenda.

Construa uma rede de contatos

Para Amador Gonçalves, COO do Ofertas de E-mail, ainda na faculdade é importante que o empreendedor estabeleça uma rede de contatos. “Some a esse networking uma boa base de estudos de cases de sucesso e conhecimento das melhores práticas na área, que podem ser encontrados em livros, biografias e palestras. Esses dois elementos, juntos, preparam o empreendedor para o começo de uma startup”, ensina.

Empreenda sempre

Para crescer no mercado, é preciso manter o espírito empreendedor e continuar investindo sempre. “Nunca perder o sangue empreendedor, por mais que a empresa já esteja bem estruturada, os obstáculos vão sempre aparecer e os desafios continuarão surgindo”, afirma Guilherme Wroclawski, sócio fundador do SaveMe.

Tenha resiliência

Abrir um negócio não é uma decisão fácil. “Constatamos que é muito mais difícil o dia-a-dia do empreendedor, você tem que resolver todos os problemas, se você for pra casa não existe outra pessoa que vá resolvê-los”, explica Felipe Cataldi, cofundador da BetaLabs. Mesmo enfrentando todos os problemas diários é preciso focar no futuro.

Fonte: Exame

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