Bagunça na mesa, desidratação nos lábios, nervoso
aparente... Isso não são sintomas positivos para um bom dia, não é mesmo?
Se a primeira impressão é a que fica, a maneira como você
inicia um novo dia de trabalho pode dar o tom de todo o resto do expediente.
Basta uma irritação aqui por causa do trânsito e um erro ali ao delimitar as
prioridades para que as horas seguintes fiquem prejudicadas.
Confira quais são os passos fundamentais para ter um
excelente dia de trabalho.
Tome café da manhã
Um excelente expediente começa muito antes de você sair da
sua casa. Rejeitar a “soneca” do celular, tomar a decisão de acordar disposto e
de se arrumar são atitudes fundamentais para chegar bem ao ambiente de
trabalho.
Na lista de tarefas fundamentais para fazer antes de sair de
casa (ou enquanto ruma para o escritório) está tomar café da manhã. Sim, isso
mesmo. Pular esta refeição pode ter efeitos nefastos para seu humor,
concentração e produtividade, afirma o doutor Artur Zular, diretor científico
do Instituto Qualidade de Vida.
“Se não, a pessoa vai trabalhar com hipoglicemia. As funções
cognitivas ficarão prejudicadas. Pessoa com fome fica irritada, com dor de
estômago ou de cabeça. Ele senta na mesa já ‘estragado’”, descreve o médico.
Deixar para comer no trabalho também não é a melhor opção,
diz o especialista. “Com essa tal “Lei de Murphy”, ele pode não conseguir
comer. E a pessoa passa a se portar como vítima, quando, na verdade, faltou
planejamento”, afirma.
Chegue no horário (ou
antes)
Pode parecer óbvio, mas muita gente se esquece desta
premissa básica para o dia de trabalho. Quem chega atrasado, já chega
“inadimplente”, brinca o doutor Zular. “O atraso gera uma condição psicológica
desfavorável, você acaba se focando em questões não ligadas à carreira porque
você está preocupado em se justificar”, diz Fernando Colella, da consultoria
Café com Coaching.
Bem sabemos que imprevistos acontecem (é o trânsito que
empaca, o ônibus que não passa ou o carro que não pega), mas é essencial se
antecipar a cada um deles. Como? “Planeje chegar 15 minutos antes, aí você não
precisará justificar nada, nem inventar”, afirma Zular. E se a disciplina é seu
"calcanhar de Aquiles", veja neste vídeo como ser mais disciplinado.
Fale bom dia e sorria
“Investe-se milhões em ações para melhorar o clima
organizacional, mas quem realmente muda isso são os próprios colaboradores no
dia a dia”, diz Zular. E isso começa desde cedo – com o real desejo de que o
outro tenha um bom dia, afirma o pesquisador. E não se esqueça de sorrir neste
percurso: “Cem músculos são mobilizados em um sorriso. O cérebro interpreta a
mímica facial positivamente e o dia passa a ser diferente”, afirma o médico.
Beba água
Enquanto o computador é ligado, aproveite para encher uma
jarra de água e cuidar das suas questões fisiológicas. “A desidratação diminui
a capacidade de trabalho, afeta o raciocínio, a crítica e a memória”, diz o
médico. O ideal é sempre ter uma garrafa ou um copo à mão para ir se hidratando
ao longo do dia. “Quanto você sente sede, já está com 5% de desidratação”,
afirma Zular.
Deixe a mesa
organizada
Mais um hábito para adicionar à rotina: agora, antes de
deixar o escritório, deixe sua mesa em ordem. Isso fará toda a diferença no dia
seguinte, dizem os especialistas. “Mesa desorganizada é um estressor”, diz
André Caldeira, da Propósito.
Faça uma lista de
tarefas
Chegou a hora de
planejar seu dia. “Antes da ação, o primeiro passo é a organização”, afirma
Colella. Para isso, comece listando o que ficou pendente do dia anterior.
Depois, elenque as atividades urgentes e importantes, e por aí vai.
A dica é definir quais são as prioridades e estimar o tempo
de execução para cada uma delas. “Você tem que começar por aquilo que tem que
ser feito, não pelo que é mais gostoso”, diz Colella.
Mas não se esqueça de dar espaço para o imponderável. “Nosso
planejamento deve ser flexível. Você precisa ter em mente que alguém pode
interromper você. Então, é preciso ter esta margem de segurança de tempo na
agenda”, afirma Alexandre Barbosa, autor do livro “Construa seus sonhos”
(Editora Thomas Nelson).
Aproveite o período
em que você está mais focado
E o mais importante: não demore muito para “dar a partida”
de fato no expediente. Muita gente chega no trabalho, mas leva um bom tempo
para começar a trabalhar de verdade. No lugar de já focar na ação, há quem
perca tempo atualizando status nas redes sociais, checando a vida alheia na
internet ou, simplesmente, batendo um extenso papo no café.
“Com isso, elas perdem o período que tem mais foco. Depois
das 10h, por exemplo, todo mundo já chegou e as chances de dispersar são
maiores”, diz Barbosa. Captou? Então, boa sorte no dia de hoje.
Fonte: Exame
0 comentários
Postar um comentário