sexta-feira, 15 de março de 2013

Proteína pode conceder uma memória fotográfica perfeita
Tecnal16:04 0 comentários


Você possui ou conhece alguém que tenha memória fotográfica?

Cada ser vivo possui uma forma de memorizar o que vê, sente ou ouve. Há aqueles que só conseguem lembrar-se de algo por um som, que só lembram pelo paladar ou tato, mas há ainda aqueles que possuem memória fotográfica, aquela que armazena várias informações ao mesmo tempo. Principalmente a imagem, por isso o nome “fotográfica”.

Esta memória pode parecer apenas uma virtude nata, mas um grupo de cientistas espanhóis, descobriram uma proteína capaz de conferir um enorme “boost” na habilidade de relembrar objetos visualizados.

Em estudo publicado na revista Science, os pesquisadores afirmam ter encontrado na proteína RGS-14 o perfeito estimulante para a memória visual. Os estudos foram conduzidos com ratos de laboratório, levando a alterações dramáticas na durabilidade das lembranças estritamente baseadas na visão.

De fato, ratos tratados com o RGS-14 foram capazes de relembrar objetos com os quais entraram em contato mesmo após dois meses. Para efeitos de comparação, um rato normal (sem receber o estimulante) consegue reter informações visuais por apenas uma hora.

A descoberta do RGS-14 serviu ainda para que os cientistas determinassem qual porção do córtex é realmente responsável pela produção de memórias visuais. Trata-se do que foi denominado “a sexta camada da região V2”. Os testes parecem ter sido conclusivos, já que a remoção da referida porção em ratos tornou os animais incapazes de reconhecer objetos previamente visualizados.

Parece difícil imaginar alguém que não se beneficiaria por ter sua memória visual prontamente turbinada — sobretudo pessoas com deficiências severas nesse campo. De qualquer forma, é natural imaginar que as implicações de um “tratamento” semelhante precisariam ser avaliadas antes de qualquer tipo de produção em massa.

Fonte: Mega Curioso


0 comentários

Postar um comentário